EPD

Encontro Paranaense de Prótese Dentária - IFPR

A prótese dentaria, atividade profissional tão artesanal, envolvida com as tecnologias mais avançadas em equipamentos e materiais, continuará dependendo do talento artístico do técnico em prótese dentaria. O qual com mais frequência ainda é exigido em conhecimentos técnicos e científicos. A experiência e estudos de profissionais altamente qualificados nas varias especialidades da prótese dentaria, bem como o intercambio dessas informações em encontros de estudos sobre assuntos específicos ou diversos, possibilitam uma grande contribuição e semeiam grandes progressos no aprimoramento profissional. O tempo apresenta constantes mudanças. O contexto em que o ser humano vive exige cada vez mais em relação a qualidade de trabalho e resultados. Assim, esse momento atemporal e ao mesmo tempo pontual, impõe, mais do que nunca, um investimento criterioso em relação ao aperfeiçoamento de conhecimentos, técnicas e habilidades, rumo a consecução de resultados cada vez mais satisfatórios.

Justificativa

O mundo passa por profundas transformações. A cada dia, ocorrem em todas as profissões, novas descobertas cientificas, novos avanços técnicos e tecnológicos. Em relação a prótese dentaria, não seria diferente. Acredita-se que e uma das áreas que mais evolui no segmento de saúde no Brasil. Essa situação abre a perspectiva de que uma qualificação profissional fundamentada em estudos e pesquisas de grande teor técnico e pratico seja conduzida. A oferta de novas técnicas, tecnologias e materiais continua aumentando vertiginosamente e, por isso, todos que participam do Encontro Paranaense de Prótese Dentaria, do Instituto Federal do Paraná (EPD), buscam através do intercambio de conhecimentos o princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Onde, por um lado, a produção do conhecimento é capaz de contribuir para a transformação da sociedade; por outro a extensão possibilita a democratização do saber. O que permite a interação entre instituição de ensino e sociedade, constituindo-se em um elemento capaz de operacionalizar a união entre teoria e prática. Haja vista que por meio do EPD este saber, testado e reelaborado, e embasado cientificamente, passe a fazer parte do saber popular contribuindo substancialmente para o engrandecimento profissional dos participantes e sua disseminação e contribuição para a comunidade. Justifica-se a edição de um evento como este, para que se analise a fundo o contexto em que está sendo discutido os assuntos de relevância atual em prótese dentaria, para construir um entendimento comum e convergente. A realização de um encontro acadêmico permitirá a aproximação de ideias e o intercâmbio de visões distintas conceituais. A ação decorrente do conhecimento dos efeitos e das consequências, deflagrada de forma planejada, coordenada e padronizada, fiel aos procedimentos técnicos terão o condão de gerar melhorias para a sociedade. Além da apresentação teórica e dos estudos de caso específicos e ilustrativos, o EPD possibilitara a eficaz integração, formação de network entre os participantes envolvidos, reforçando laços e compartilhando iniciativas de sucesso, tanto em âmbito municipal como estadual, provendo a integração para ações estratégicas conjuntas entre os profissionais, a comunidade e a sociedade.

Impacto e Transformação

O Encontro Paranaense de Prótese Dentaria, do Instituto Federal do Paraná (EPD) tem por objetivo fomentar discussões sobre os aspectos tecnológicos, técnicos, sociais e políticos dos processos envolvidos no planejamento, elaboração e confecção de próteses dentarias, nos seus aspectos laboratoriais e clínicos. Dessa maneira visa reunir profissionais que têm como objeto o desenvolvimento técnico e tecnológico da prótese dentaria para sua inserção na sociedade. Da mesma forma que objetiva criar um fórum de debates sobre os assuntos pertinentes; além de incentivar profissionais, políticos e acadêmicos do curso técnico e da graduação para refletirem sobre os avanços alcançados na área de prótese dentaria.

Objetivo Geral

Promover encontro dos principais professores e pesquisadores do tema para fomentar uma discussão sobre prótese dentaria especialmente para temáticas que abordem conhecimentos científicos e técnicos, e inovações tecnológicas.

Objetivos específicos

Promover o encontro de professores renomados da prótese dentaria com alunos, discentes e profissionais da área.

Buscar elementos informadores de uma nova concepção sobre importantes temas que envolvem a aplicação de temas relacionados a prótese dentaria.

Discutir aspectos técnicos, tecnológicos, de matérias e de habilidades na cons-trução sistemática do saber para o técnico em prótese dentaria.

Questionar a existência de um marco teórico e cientifico para a sistematização de assuntos relacionados a prótese dentaria e sua disseminação na comunidade e sociedade.

Produzir conhecimento que seja capaz de contribuir para a transformação da sociedade, através da democratização do saber.

Permitir a interação entre instituição de ensino e sociedade, aspecto esse que seja capaz de operacionalizar a união entre teoria e prática.

Apoiadores

Institucional